Terça, dia 1

Tomamos nosso café da manhã no térreo. A oferta de comida é boa, não vamos passar fome. As viennoiseries não eram especialmente gostosas...

Pegamos o carro e fomos ao Parque Nacional de Mont-Valins, para fazer uma randonnée lá. Passamos o dia no parque, foi uma grande aventura.

Todos os sentiers de randonnée são do tipo aller-retour. Eu prefiro em boucle, a gente vê coisas diferentes no caminho todo, mas cada parque tem uma personalidade diferente, temos que nos adequar a ela.

Perto do chalet d'accueil tinha uma pedra da previsão do tempo:

Eu já havia visto nas internets esse cartaz em inglês. É bem engraçado.

Passamos no chalet d'accueil, compramos um biscoito de aveia para a Rose, passamos no banheiro e começamos nossa caminhada:

Nessa parte do parque há quatro sentiers, um "dentro" do outro. O caminho que queríamos fazer era o mais longo (16 km) e segundo o mapa era para ser feito em cinco horas.

A primeira parte, até o lago dos padres, era bem fácil, tudo no plano, um bom caminho.

A partir dali as coisas mudavam de figura, a randonnée virou quase uma escalada. 

Era uma subida de montanha por um sentier cheio de pedras e raízes de árvore, barro em alguns pontos por causa da chuva que caíra pouco antes de chegarmos.

Algumas partes estavam fechadas:

Muitas árvores quebradas pelo caminho:

A subida era íngreme, difícil:

Mas a vista lá de cima era maravilhosa:

Bem antes do meio do caminho já dava para ver que não íamos conseguir fazer o percurso completo, teríamos que nos contentar em fazer três dos quatro sentiers. 

Esta vista é do final do segundo sentier, chamado "Tête de chien":


Em alguns pontos havia caminhos mais bem preparados, como este, mas eram a minoria:

A maioria era assim, árvores e pedras:

Quando chegamos no fim do terceiro sentier, começou a chover. O lugar era um ponto de partida de asa delta, nos abrigamos embaixo da pista de partida. Comemos nosso "almoço": nozes para mim, biscoito de aveia para a Rose.

O caminho de volta foi bem mais perigoso, por causa da chuva estava tudo mais deslizante e nós estávamos descendo, tivemos que tomar um cuidado redobrado. Mesmo assim cada um de nós caiu duas vezes. Não nos machucamos muito, mas nos sujamos um bocado.

Comments

Popular posts from this blog

Antes da viagem

Quarta, dia 2